No dia 12 de setembro, tivemos a honra de receber no Studium Generale o Prof. Dr. Carlos Eduardo Paiva, docente da Pós-Graduação da Fundação Pio XII e coordenador das disciplinas "Cuidados Paliativos e Qualidade de Vida", para um encontro cuja temática foi a "Interferência da religiosidade/espiritualidade na saúde de pacientes com câncer".
Os alunos puderam conhecer algumas pesquisas em andamento sobre o papel da espiritualidade no processo de saúde e doença, as dificuldades metodológicas para o seu desenvolvimento e também a importância de continuar investindo neste tipo de abordagem que, embora subjetivo esta presente tanto na vida do paciente quanto na vida do médico. Como disse o Professor convidado "Há muito ainda o que se pesquisar nesta área!".
Em relação a espiritualidade e saúde no contato clínico o Prof. Paiva deixou mensagens de grande valor para os futuros profissionais da medicina. Disse que, mesmo que o médico tenha a sua espiritualidade esta não deve ser imposta ao paciente, pois é preciso respeitar a espiritualidade do paciente e mais do que respeitar, quando a religião for importante para o paciente cabe ao médico se colocar desprovido de seus valores espirituais na melhor forma de ajudar o paciente.
Terminou a apresentação afirmando que na busca pela Qualidade de Vida do paciente, tanto a espiritualidade/religiosidade deve ser levada em consideração pois o atendimento médico humanizado precisa ser holístico.
Veja alguns momentos deste importante encontro:
Excelente palestra Marco!
ResponderExcluirÉ muito interessante ouvir os temas de suas aulas na visão de outros profissionais!!
Abraço,Renan