Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Ser médico (Turma III)

      Recentemente realizamos com a Turma III de Medicina uma dinâmica do "trabalho partilhado" onde a proposta era que os alunos criassem um objeto que representasse para eles o que era ser médico. Dentre as várias intencionalidades da dinâmica estava a integração de forma lúdica dos alunos que acabavam de iniciar o semestre, a reflexão sobre como vêem a profissão médica, se o trabalho estava sendo realizado de maneira integrada dentre outras. 
       Eis o resultado do trabalho dos grupos:
  
 Os alunos relataram nessa representação que "ser médico é respeitar as diferenças, é unir a técnica com humanização, é dar esperança, sorriso e amor ao paciente"


Nesta figura os alunos disseram que ser médico para eles "é cuidar de uma outra vida, é ter amor ao próximo" e este está sendo representado pelo coração.

Na figura acima os alunos disseram que ser médico "é cuidar do idoso à criança, do homem e da mulher com amor e respeito" 

"A profissão médica exige de nós uma entrega pessoal e profissional para cuidarmos do outro. Daí a necessidade do amor com a união da técnica para melhor podermos atender nossos futuros pacientes" Disseram os alunos.

Os alunos nesta representação trouxeram a questão da especialidades médicas e disseram que "cada um irá seguir uma área e o objetivo de tal intenção é atingir a sociedade como um todo"

Os discentes disseram com a representação acima que "ser médico é dedicar a vida aos seus pacientes proporcionando aos mesmos uma superação da tristeza/dor em esperança/cura"

A figura une também a técnica a humanização em relação ao médico paciente. Os alunos disseram que "ser médico é poder cuidar do paciente não só clinicamente, mas também psicologicamente"

Vários corações permearam a configuração que os alunos tem do que é ser médico. Ressaltam a "importância da harmonia para uma boa relação entre médico-paciente"

"Não basta só ferramentas da pessoas, mas é preciso ter compaixão e alegria" disseram os alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário